quinta-feira, 26 de abril de 2007

O Dragão na minha garagem -Carl Sagan



- Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem.

Suponhamos que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você iria querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!

- Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.

- Onde está o dragão? – você pergunta
- Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.
Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão
- Boa idéia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.

Então, você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.
- Boa idéia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.

Você quer borrifar o dragão com tinta para torná-lo visível.
- Boa idéia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.

E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

Qual a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe?

A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração. O que eu estou pedindo a você é tão somente que, em face da ausência de evidências, acredite na minha palavra.

Extraído do livro de Carl Sagan : "O Mundo Assombrado por Demônios - a ciência vista como uma vela no escuro" - Companhia das Letras

5 comentários:

PsiTra disse...

Bom texto. No contexto de amizades comuns faz-me lembrar inúmeras discussões em que pessoas que se afirmam anti-místicas ateimam que têm dragões na sua garagem :)

FAz-me também lembrar aquela definição de Yôga:
qualquer método de atingir o samádhi, sendo que samádhi não é definível; como é óbvio é equivalente a dizer yôga é um método de atingir o indefinível e depois chamar a isto uma definição lol

É claro que a ciência também é falha mas sobretudo, se tenho de ter fé em alguma coisa, que seja algo revisível, ajustável às novas descobertas e onde a atitude predominante seja criar mecanismos de "fail-safe" contra a viciação do sistema.

Winry-Senpai-Sensei-Sama disse...

Coloque Deus no lugar do dragão e teremos a mesma abordagem, de maneira mais polêmica e contundente ^^.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

No caso de Deus poderiam afirmar que a existencia de tudo, sobretudo leis universair extremamente complexas e de improvável aconteçimento pelo acaso seria prova, vestígio de sua existênçia.

Não sou religioso mas também não afirmo inexistencia de deus, apenas afirmo que o deus alegórico dos religiosos realmente não existe, no mais busco a verdade.

betoquintas disse...

há um erro de lógica na analogia. ainda que um dragão seja invisível e o fogo seja invisível, é possivel evidenciar a presença de ambos pelos efeitos - como certas partículas sub-atômicas, cuja existência não tem evidência direta. outro erro de logica consiste em afirmar que o dragão é incorpóreo, não teria como o locutor ter testemunhado a manifestação do dragão. então há uma desonestidade e má fé de quem propôs a analogia. a incapacidade é, então, de perceber as evidências da existência do dragão, bem como dos Deuses.