quinta-feira, 31 de maio de 2007

Simplicidade



O industrial ficou horrorizado ao encontrar o pescador, deitado junto ao seu barco ,fumando pacientemente no cachimbo.


- Porque não está a pescar ? interrogou o industrial.


- Porque já apanhei peixe suficiente para o dia.


- E porque não apanha mais ?


- Que faria com eles ? inquiriu o pescador.


- Ganharia mais dinheiro. Com esse dinheiro poderia comprar um barco para o seu motor e assim ir pescar para águas mais profundas e apanhar mais peixes. Isso traria mais dinheiro, dinheiro que podia investir em redes de nylon, e pescar mais peixe e ter ainda mais dinheiro. Rapidamente teria suficiente capital para poder comprar dois barco ou mesmo uma frota de barcos. E então poderia ser tão rico como eu!


- E que faria eu então com esse dinheiro ?


- Ora homem, então você poderia descansar e desfrutar da vida! exclamou o industrial.


- QUE PENSA VOCÊ QUE EU ESTOU A FAZER AGORA?

3 comentários:

PsiTra disse...

REalmente não me deixas de surpreender lol. Acabei agora de ler uma crítica muito boa ao filme da Ramtha what the bleep a partir do teu blog e depois vejo este texto, que aliás já me tinham enviado nakeles mails que se enviam para toda a gente, sem dúvida para pescar os mails do pessoal.

Isto supostamente quer dizer que não vale a pena esforçarmo-nos, pois o básico da vida é muito simples? Que a vida moderna complicou as nossas vidas e devemos voltar à preguiça primordial? :)

Não sei qual a tua experiência, mas eu nunca vi nenhum pescador profissional (ou seja que viva disso) a descansar tanto e a ter a vida fácil que mereça a reprovação do "industrial". Os pescadores que conheço levam uma vida dura mas se calhar tás a falar de um pescador (que tem uma cana de pesca) numa ilha isolada, cujo ecossistema é suficiente para alimentação da população e que vive numa cabana (ah e já agora nesse clima tropical nunca há tempestades ou algo semelhante que torne impossível sobreviver na cabana). Também não devem existir doenças do 3º mundo facilmente curáveis nos países desenvolvidos...

Este texto só me faz lembrar pseudo-filosofia que deve ter sido usada nos ocidentais fartos do stress da vida moderna que vão para o oriente à procura de "espiritualidades" e "verdades simples".

Das duas uma: ou é um texto a incitar à emigração para a micronésia ou sítio semelhante ou é um gozo aos pescadores que têm que pagar casa, educação dos filhos, seguros, etc, etc com o magro ordenado de passar dias no mar a trabalhar bem mais que as 8 horas...! De certeza que há muitos a descansar.

Lol desculpa se tou a ser agressivo mas é que às vezes as tuas contradições são tão gritantes que não me consigo conter lol

PsiTra disse...

E esqueci-me de dizer que se o pescador apanhasse mais aumentava a oferta e baixava seu lucro, o que levaria a que tivesse trabalhar mais para ter o mesmo dinheiro... :)

LF disse...

lol..eu abraço as minhas contradições porque não me levo demasiado a sério....

tens toda a razão no que dizes ..como aliás a minha opinião é igual...

simplesmente apetece-me postar textos de 20 linhas e não fazer teses de 120 paginas esmiuçando tudo...

seja como for...não viste comentário meu ao texto..a dizer o que queria dizer com ele.....se estava a ser irónico ou concordante...

por isso..deixa lá as minhas contradições que eu com elas posso bem

eheh